sábado, 26 de novembro de 2016



ELEIÇÕES NORTE AMERICANAS





Elisiane de Araújo
 Tarija Rodrigues
 Ezequiel Campos
 Milena Gouveia
Milena Renata.


Este trabalho explica como funciona o processo eleitoral norte americano, fala também sobre os partidos republicanos e democratas, traz relatos das eleições de 2016 e seus respectivos candidatos à presidência, e como o Brasil pode sofrer influências da eleição norte-americana.


Palavras-chave: Eleição norte americana, Estados unidos, republicanos, democratas, delegados, presidência.


O processo eleitoral norte americano é muito mais complexo do que o processo eleitoral brasileiro. Diferente dos brasileiros os cidadãos americanos só se envolvem nas eleições praticamente dois meses antes das eleições, mas o que acontece antes é de extrema importância que seja acompanhado pelos cidadãos para tomarem conhecimento do rumo que o pais pode tomar com o novo presidente. Mas como o voto não é obrigatório o pais apresenta grande número de abstenção de votos.


A legislação norte americana define apenas o dia oficial da votação todas as demais regulamentações eleitorais são feitas a nível dos estados. Outra característica marcante das eleições norte americanas é que eles não exigem documento oficial para votar, diferente do brasil, que exige que o cidadão que deseja votar tenha em mãos o título eleitoral. O cidadão norte americano que deseja votar tem que se registrar antes de cada ciclo eleitoral, os partidos fazem esforços para registrar o máximo de eleitores possíveis, principalmente eleitores que eles sabem que vão votar a favor dos seus partidos.


O voto nos estados unidos é facultativo e indireto, e o processo eleitoral se divide em duas etapas: as eleições previas e a eleição geral. As eleições previas acontecem no espaço estadual e entre os meses de janeiro e junho e tem como objetivo decidir quais serão os dois candidatos, um do partido democrata, e um do partido republicano que se enfrentarão na eleição geral que acontece em novembro. Então nessa fase pode haver centenas de pré-candidatos competindo por essas duas vagas.


As eleições previas são organizadas pelos estados e/ou pelos partidos políticos de cada estado, e por isso as regras variam muito de estado para estado, mas em geral, os eleitores democratas votam no pré-candidato que eles querem ver competindo na eleição geral, e os eleitores republicanos fazem do mesmo modo, votam no pré-candidato republicano que eles querem ver competindo nas eleições gerais. Mas como as eleições são indiretas cada estado tem um número de delegados republicanos e um número de delegados democratas e são esses delegados que vão votar em quais serão os dois candidatos nas eleições gerais.

Quando a população vota, ela simplesmente está mostrando a esses delegados como eles devem votar. Alguns estados aderem a política de proporcionalidade, se um pré-candidato A receber 70% dos votos, o pré-candidato B receber 20% dos votos, e o pré-candidato C receber 10% dos votos populares, o pré-candidato A terá 70% dos votos dos delegados, o pré-candidato B terá 20% dos votos dos delegados, e o candidato C terá 10% dos delegados daquele estado.


Mas alguns estados adotam a política chamada “o vencedor fica com tudo”, isso quer dizer que no exemplo dos candidatos A, B e C, o candidato A que recebeu 70% dos votos fica com 100% dos votos dos delegados daquele estado. E são os estados que decidem quando vão ser as eleições prévias, então por isso que durante o ano das eleições as notícias são constantes, a cada hora tem notícias falando que certo pré-candidato ganhou em certo estado.

Durante o verão americano, são feitas duas convenções nacionais, que acontecem entre os meses de junho e setembro, e são como festas políticas, uma convenção do partido republicano, e outra do partido democrata. E é durante essas convenções que os delegados votam e é durante essas duas convenções que a população é oficialmente informada de quais serão os dois candidatos que se enfrentarão na eleição geral.


Depois que os dois candidatos são oficialmente anunciados, o processo se repete, na eleição geral cada estado tem um número de votos eleitorais e esse número é proporcional à população daquele estado, e ele é o resultado da soma do número de deputados federais e senadores daquele estado. O número total de votos eleitorais são de 538.


No dia da eleição geral, que acontece em novembro, os americanos votam normalmente em um dos candidatos e o candidato que consegue a maioria dos votos naquele estado ganha todos os votos daquele estado, com exceção dos estados de Maine e Nebraska que tem o sistema um pouco diferente, mas então se na Califórnia o candidato A conseguiu 50,1% dos votos, ele vai ganhar todos os votos daquele estado, que no caso são 55 votos. No final ganha o candidato que conseguiu a maioria dos votos, ou seja, no mínimo 270 votos eleitorais.

Mas com esse sistema de colégio eleitoral, esse sistema indireto, pode acontecer do candidato A receber mais votos populares que o candidato B e mesmo assim perder a eleição, porque o candidato B conseguiu mais votos eleitorais.


Republicanos X Democratas


Existem dezenas de partidos nos estados unidos, mas os dois partidos que predominam e que tem representantes no congresso é os republicanos e democratas. E por sua vez dominam o pais a mais de cem anos.


O partido republicano foi fundado por abolicionistas, até hoje houve 18 presidentes republicanos, o primeiro deles foi Abraham Lincoln, e o ultimo George W. Bush.  Donald Trump é o atual presidente dos EUA, venceu as eleições de 2016, e colocou os republicanos na presidência novamente, depois 8 anos. A base do partido republicano é o conservadorismo norte-americano.


O partido democrata é o outro partido do sistema bipartidário dos estados unidos. Com origens que lembram o partido democrata-republicano. 15 dos 43 presidentes dos estados unidos foram democratas. Desde a década de 1930 o partido adota uma base voltada para o liberalismo social. O partido defende a igualdade social e econômica.

Os democratas atualmente são progressistas com pautas sociais, defendem o casamento gay a liberação da maconha e etc. já os republicanos são mais conservadores representam a América que envelheceu.


Candidatos à Presidência de 2016: Discursos.


Podemos perceber que os discursos norte-americanos sempre são cheios de insultas e propostas polêmicas, que acabam causando grandes repercussões. Nessas eleições de 2016 os candidatos à presidência foram Donal Trump (republicano) e Hillary Clinton (democrata).


Trump sempre foi um candidato bastante reconhecido pelas polemicas, que seus discursos causam, apresentando propostas que poderá lhes custar vários votos, Trump nunca demonstrou arrependimento pelo que ele fala em seus discursos muitas vezes discursos machistas, racistas e homofôbicos.


Donald Trump já foi criticado várias vezes por causa de suas medidas apresentadas para defender o país caso ele fosse eleito a presidente, ele sempre foi questionado também sobre seus discursos de ofensas e politicamente incorretos, isso já virou marca registrada de trump.


No seu último discurso após ser eleito presidente dos estados unidos, ele afirmou que vai cumprir com suas propostas e afirmou que vai ser um presidente para todos os americanos, e que vai lutar para unir o país.

No seu último discurso após derrota, Hillary Clinton se pfereceu para trabalhar com Donald trump, ela afirma que sente orgulho e gratidãi pela campanha que ergueu junto com seus admiradores, ” foi uma campanha vasta e criativa” diz ela.
 
Hillary X Trump

O resultado das eleições poderá afetar o Brasil?

Em um resultado praticamente inesperado, o republicano Donal trump venceu as eleições, e consequentemente foi eleito presidente dos estados unidos. Mas a pergunta que não quer calar entre os brasileiros, é como a vitória dele impacta no Brasil?



O Brasil está fora do afetamento direto da política externa-americana. A relação entre os dois não foi citada negativamente na campanha dos candidatos, o que significa que dificilmente seremos afetados diretamente.


Mas isso não significa que tudo se manterá como está, em sua campanha, o atual eleito a presidência, Trump, refere-se ao Brasil de forma cativante, e segundo o mesmo em uma de suas entrevistas para a campanha menciona o Brasil na lista de países que tem vantagem com os estados unidos. O que é bastante importante pois, os estados unidos hoje é uma grande potência perdendo apenas para a china.


Já na economia o Brasil será afetado, sofrera algumas consequências, pois, segundo pesquisas econômicas exteriores é cogitada a paralisação externa (comercio exterior). Com mudanças propostas pelo atual candidato eleito à presidência não só o Brasil como também a china, que hoje é superpotência será afetada também.


O Brasil hoje é um pais rico em exportações será bastante afetado economicamente. Vivemos em um mundo globalizado onde a interdependência aflora nos países.com a desestimulação no comercio devido as mudanças, o comercio tem pretensão a cair, o que prejudicará o Brasil, a china e outros países exportadores.

Referências: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tire a sua dúvida!

Nome

E-mail *

Mensagem *